Se precisar é só ligar:
Campina Grande

(83) 3310.6000
João Pessoa

(83) 3219.6000
Alimentação Saudável e Exercícios Físicos são preventivos no combate aos problemas cardíacos

Pelo Prof. Dr. Ricardo Zanuto

Não é de hoje que eu venho batendo na tecla da importância da adoção de uma dieta balanceada aliada a prática regular de exercícios físicos.

Para reforçar essa afirmação trago a vocês o resumo de uma matéria publicada no site da Universidade de Harvad sobre um painel com o tema “As mulheres e as doenças cardíacas – O que você não sabe pode matá-la” que foi apresentado pelos doutores Lawrence H. e Roberta Cohn. O evento aconteceu na Harvard T.H. Chan School of Public Health (HSPH) e foi transmitido pela web.

De acordo com as últimas pesquisas as doenças cardíacas já são a principal causa de morte de mulheres nos Estados Unidos, matando mais até do que todas as formas de câncer.

Mas, a boa notícia, de acordo com os cientistas é que até 90% das doenças cardíacas podem ser prevenidas.

Os maiores fatores de risco, tanto para homens quanto para mulheres, no que se refere aos problemas cardíacos são: hereditariedade, obesidade, pressão arterial elevada e cigarro.  De acordo com os especialistas também são fatores de risco para as mulheres: diabetes, problemas na gravidez como pré-eclâmpsia e menopausa.

Joan Manson afirmou que o primeiro passo para se prevenir os problemas cardíacos é cuidar dos fatores de risco através das mudanças de comportamento. Ela explicou, por exemplo, que a hereditariedade não é destino quando se trata de doenças cardíacas. A prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada reduzem significativamente o risco de problemas no coração e acidente vascular cerebral.

Ainda de acordo com esses especialistas as mulheres com idade entre 60 e 70 anos tendem a sofrer mais de problemas cardíacos mas, podem mudar esse “destino” através adotando uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Segundo o professor Frank Sacks essa mudança de comportamento pode, inclusive, prevenir a demência.

Vocês podem ler a matéria na integra ou assistir ao painel em inglês através do site http://news.harvard.edu/gazette/story/2015/02/women-with-heart-risk/

Prof. Dr. Ricardo Zanuto é doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pelo ICB-USP; graduado em nutrição clínica, esportiva e Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício, Natação e Atividades Aquáticas

 

fonte: http://www.zanuto.com/alimentacao-saudavel-e-exercicios-fisicos-sao-preventivos-combate-aos-problemas-cardiacos/

FACEBOOK
Todos os direitos reservados - Farmácia Dias