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Três passos para aumentar a absorção de ferro e evitar a anemia

 

Fraqueza, cansaço físico com pequenos esforços, palidez e sonolência excessiva podem ser efeitos de um problema que atinge muitos brasileiros. A anemia, caracterizada pelo baixa taxa de glóbulos vermelhos no sangue, está ligada à falta de ferro e de alguns nutrientes. Geralmente é causada por uma alimentação pobre em alimentos de origem animal, principal fonte de ferro.

De acordo com o programa Prato Saudável, o ferro no organismo se divide em ferritina (ferro armazenado) e transferina (ferro circulante). Quando uma pessoa deixa de consumir as quantidades de ferro adequadas, o nível do ferro circulante cai e, consequentemente, o organismo começa a utilizar o ferro armazenado até o seu esgotamento. Quando isso acontece, a anemia se instala e começa a causar os sintomas.

O Meu Prato saudável preparou uma lista importante para se evitar a doença

1º PASSO: Invista nos alimentos fonte de ferro

Para evitar a anemia, o ideal é consumir alimentos ricos em ferro, tanto os de origem animal, quanto vegetal. Carne vermelha magra, fígado, aves e peixes são as melhores fontes. As verduras verdes escuras (couve, espinafre, etc.), assim como as leguminosas (feijão, lentilha, etc.) são as melhores fontes de ferro de origem vegetal.

2º PASSO: Associe os alimentos fonte de ferro com outras fontes de vitamina C

A deficiência de vitamina C não causa anemia, mas a presença dela é capaz de aumentar a absorção de ferro pelo organismo. É exatamente por meio desse mecanismo que pessoas vegetarianas podem afastar o risco de ter anemia. Uma vez que quando comemos alimentos fonte de ferro não-heme, junto com alimentos fontes de vitamina C, ele se transforma em ferro-heme e se torna mais disponível para a absorção.

3º PASSO: Evite consumir leite ou derivados, com alimentos fonte de ferro

O cálcio presente em abundância nesses alimentos compete com o ferro na hora da absorção, portanto. Consuma alimentos fontes de cálcio e ferro em refeições separadas e garanta o equilíbrio dos dois minerais.

Fique atento também com o nível de ferro do seu corpo e se há possíveis perdas fazendo exame de sangue e fezes periodicamente.

Enquanto o exame de sangue mostra como estão as taxas de ferro armazenado e ferro circulante no corpo, o exame de fezes ajuda na pesquisa de sangue oculto, em outras palavras, a perda de sangue devido a presença de parasitas no trato digestivo, que pode ser uma das causas de anemias, mesmo com a ingestão adequada desse mineral.

 

Fonte: www.msn.com

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